Empresas como Google, Amazon e Apple estão mudando ainda mais nossas vida.

Você já deve ter visto notícias, especulações, literaturas ou até filmes sobre as inteligências artificiais e como elas gradualmente vem substituindo algumas funções antes executadas por seres humanos.

Antes muito se falava das operações mecanizadas e como uma I.A. seria capaz de, sozinha, gerir uma complexa linha de montagem fabril.

Agora, a discussão sobre o papel dessas inteligências na sociedade se expandiu a ponto de analisamos as repercussões da sua utilização nos mais diversos ramos, como advocacia, medicina e até mesmo literatura.

No artigo de hoje, vamos conferir como as inteligências artificiais e os assistentes por vós estão mudando o cotidiano das pessoas e como as empresas podem se beneficiar dessas tecnologias, através do marketing de experiência.

Seu assistente inteligente de voz

Recentemente, o CEO da Google, Sundar Pichai apresentou no Google I/O – conferência de programação realizada pela gigante em São Francisco – um vídeo onde o seu assistente por voz não apenas faz ligações em nome do seu “dono” como também interage e até negocia com uma pessoa

Essa é mais uma das incríveis funcionalidades do Google Assistant, que está presente na maioria das plataformas digitais, incluindo smartphones de qualquer sistema operacional.

Mas, e se eu te dissesse que esses assistentes estão preocupados em te ajudar até na educação dos seus filhos?

O Google Assistant, já presente na casa de milhares de famílias, já ganhou a atenção entre os pequenos, que crescem acostumados com essa tecnologia. Para eles, o assistente doméstico será como um telefone ou uma TV foi para as gerações anteriores: algo que sempre existiu, desde suas primeiras memórias.

Agora, imagine que você é uma criança e tem um aparelho eletrônico que atende todo e qualquer desejo seu, basta apenas pedir. Você pede, e o assistente faz, sem perguntar… para a criança, isto é algo novo, pois está acostumada a encontrar resistência em seus pedidos junto aos pais, amiguinhos, familiares, entre outros.

Isto faz com que o “poder” suba à cabeça e logo a criança não pede mais. Ela manda o assistente fazer, como se fosse um lacaio ou subalterno.

É claro que a Google está atenta e não quer “corromper” os pequenos. Pensando nisso, estão desenvolvendo uma função que, ao detectar a voz de uma criança, não a responde até que ela peça educadamente.

Uma nova era de possibilidades

Essas são algumas das funções desses novos assistentes que estão surpreendendo todo o mundo e se há uma regra do mercado que ainda continua em vigor é que: novas demandas geram novos mercados.

Nem o Google Assistant, nem a Siri e nem a Alexa oferecem opção para monetização de pesquisas, mas nada impede as empresas de criarem ações que sejam relevantes para o estilo de vida do seu consumidor.

Afinal, lembre-se: estamos na Era da Assistência, a revolução digital tirou o consumidor de um papel passivo na relação de consumo e o colocou em um papel ativo. O resultado disso é que ele não mais pede, ele exige uma boa experiência.

Dois cases incríveis de marcas que estão fazendo um trabalho inédito no marketing de assistência são o da Kingsford, uma marca de carvão dos EUA e da gigante do entretenimento HBO.

O que seus trabalhos têm em comum? Eles usaram um canal que até então era inusitado: o assistente de voz do Google.

Carvão Kingsford

A fabricante de Carvão Kingsford, foi uma das primeiras a apostar na nova tecnologia. Se você perguntar ao Google Assistant “Hey google, to about Kingsford”, ele lhe dará diversas dicas de como fazer um churrasco maravilhoso!

Uma ferramenta de marketing que, ao mesmo tempo que serve de vitrine para a marca, auxilia o consumidor. Só aproveitamento!

HBO e Aeden

Se a Kingsford não te surpreendeu, apresentamos o Aeden, um conceito totalmente inédito advindo da parceria entre Google e HBO.

WestWorld é uma série futurista cuja história se passa em parque temático que simula o Velho Oeste e é povoado por andróides sintéticos. Nesse parque os visitantes podem fazer o que quiserem, sem seguir regras ou leis e sem medo da reação dos “habitantes”.

Para intensificar a experiência dos espectadores, as duas gigantes apresentaram ao mundo Aeden, inteligência artificial que está no parque fictício ao mesmo tempo que interagem com qualquer pessoa ao redor do mundo, através do website e Google Assistant.

O Aeden revela coisas que acontecem nos bastidores do parque e sua memória é abastecida pelos próprios roteiristas da série.

E o que isso tem a ver com você?

Simples. Os assistentes domésticos ainda não são muito populares no Brasil, mas acredite: em breve, ele será um item essencial no mundo todo: até o final de 2018, estará disponível em 30 línguas diferentes.

O próximo passo das revoluções tecnológicas está batendo na porta. Você pode esperar trazerem o futuro até você…

Ou Ousar. E isso muda tudo.

Bruno

Bruno

Redator e Estrategista Web na Agência Ousar.

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O Instituto Ousar

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