Não é você, nem seu produto: é a experiência!

 

A revolução dos Smartphones veio consolidar uma tendência que há alguns anos já começava a dar as caras: o empoderamento do consumidor, que agora tem um database infinito de informação ao alcance da mão.

Sejam bem vindos à Era da Assistência, onde o que move o marketing é a experiência do cliente, que está cada vez mais crítico e exige muito mais das suas marcas favoritas.

É ele quem dá as cartas, pesquisando e interagindo com outros usuários a respeito de qualquer assunto. Todo esse poder nas mãos o deixou mais curioso, mais exigente e (muito) mais impaciente.

Revolução dos Smartphones

Pessoa concentrada em seu smartphone.

Smartphones, uma revolução tecnológica sem precedentes.

Esse mês se completam onze anos desde o lançamento do primeiro Iphone. Nestes onze anos, os smartphones se tornaram protagonistas na vida das pessoas ao redor do mundo.

Em pouco tempo, ele se tornou o principal canal de acesso à internet, democratizando também o acesso à informação. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil já ultrapassou a marca de um smartphone ativo por habitante.

A segunda década do século XXI é marcada pelo impacto social causado pelo aparelho na sociedade. Hoje todo o controle organizacional, financeiro, profissional e privado se concentra em um smartphone cada vez mais inteligente e integrado com a internet das coisas.

Alguns dos maiores eventos de tendências tecnológicas do planeta, como o SXSW, apontam que o próximo passo será o declínio das telas e a ascensão e onipresença das inteligências artificiais em nossas vidas, principalmente através da voz.

O X da Questão

Google, revolucionando mais uma vez a vida das pessoas.

A gigante da internet revolucionando o mundo mais uma vez.

Esse ano, tive a oportunidade de assistir uma palestra incrível ministrada pela diretora criativa do Google, a brasileiríssima Suzana Apelbaum.  

Um dos pontos que mais chamou atenção na sua fala foi a facilidade que ela teve em sintetizar todo o novo comportamento coletivo em relação ao consumo de uma maneira bem simples – através do conceito de “era da assistência”.

Não vamos mais tolerar nenhum tipo de serviço que não traga uma boa experiência! Suzana Apelbaum

Com a internet, o consumidor aprendeu a se armar contra o serviço mediano. Reviews e fichas técnicas de produtos, artigos comparado custo-benefícios e vídeos com pessoas comuns dando opiniões sobre marcas, empresas, produtos…

Com o aumento do poder de influência do consumidor, aumenta a expectativa de ser auxiliado e essa expectativa está criando um novo e frutífero mercado. A assistência é o novo campo de batalha no qual as marcas lutam pela fidelidade do público.

Propaganda que Interrompe, Propaganda que Ajuda

Skip Ad, a capacidade de pular anúncio nos deixou sem paciência.

Temos cada vez menos paciência para interrupções.

Sabemos que a internet desconstruiu a forma como que as pessoas interagem com a propaganda. Essa é uma revolução que a maior parte do mercado sequer imaginou possível e agora precisa correr atrás do tempo perdido.

O consumidor agora espera um comprometimento verdadeiro. Não há espaço para a propaganda que interrompe, ela precisa fazer sentido, precisa ter valor para a vida do consumidor.

É o que sintetiza o título do livro escrito pelo fundador da Rock Content, Vitor Peçanha: “Obrigado Pelo Marketing

Na era da assistência, as marcas têm acesso ao que há de mais inovador para transformar a experiência com os seus consumidores em algo significativo.

Existem meios poderosos de se criar laços fortes com a sua audiência, como é o caso do Youtube, a ferramenta certa para se comunicar com a geração tutorial e os assistentes por voz, com suas I.A.s cada vez mais sofisticadas.

Experiência é a palavra da vez. O que a sua marca está fazendo para impressionar essa nova e exigente audiência?

Bruno

Bruno

Redator e Estrategista Web na Agência Ousar.

Leave a Reply

O Instituto Ousar

O IO (Instituto Ousar) foi projetado para permitir que organizações acelerem suas estratégias de marketing. Acreditamos no potencial do nosso País e vemos como um dever torna-lo mais competitivo a nível global. Nossas empresas precisam se armar com sistemas práticos que lhe permitam tornar-se organizações ágeis. As estratégias devem ser magras e assertivas. Permitir que todos os membros da organização tenham uma mentalidade estratégica. Queremos apoiar aqueles que desejam empurrar suas equipes e exceder as expectativas dos clientes. O IO é um lugar para começar e apoiar sua jornada estratégica para o crescimento.